• Eng. de Dentro: (21) 3258-4535 | V. Valqueire: (21) 2453-3434 | QUINTA D’OR (21) 3461-3600
  • PRÉ-AGENDAMENTO

Procedimentos

Apto a todos os procedimentos cirúrgicos abdominais, o Dr. Felipe Felix concentra sua experiência e habilidades profissionais para aos seguintes casos:


As hérnias abdominais são defeitos na parede abdominal, naturais ou originados por cirurgias prévias que se caracterizam principalmente por um aumento de volume assimétrico, acompanhado ou não de dor, em qualquer posição no abdômen (parede anterior – barriga) e na região inguinal (virilha e flancos). Tais defeitos podem provocar, em alguns casos, dor mais intensa e permitir o encarceramento de segmentos de intestino em seu interior. O risco maior desta eventualidade é a progressão para a necrose intestinal. Portanto, as hérnias podem infelizmente passar de uma condição que pouco incomoda a uma situação de crise com risco iminente de morte. Assim, a maior parte das hérnias, uma vez identificadas, devem ser operadas.

Infelizmente, não existe ainda nenhuma outra forma de se tratar uma hérnia que não seja por cirurgia. São defeitos estruturais e como tal, só podem ser reparados por meio de operações específicas. Na prática, operar uma hérnia do abdômen atualmente significa cobrir o defeito (buraco) herniário com uma tela. Outro fator muito importante no tratamento das hérnias é a escolha da técnica cirúrgica a ser utilizada. Basicamente pode-se operar uma hérnia de 2 formas, aberta ou por videolaparoscopia. A grande maioria das hérnias são consideradas de tamanho pequeno a moderado. Para elas, a melhor opção é a videolaparoscopia. No entanto em algumas situações a técnica aberta ainda se sobrepõe a técnica laparoscópica. Devendo cada caso ser avaliado de maneira individual.